Imagem de Aluizio Rocha
VI Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2009 em Natal/RN)
por Aluizio Rocha - quarta, 10 junho 2009, 15:32
 

A ABEAT - Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia tem a satisfação de promover a VI Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2009).

Este megaevento tem o apoio e colaboração técnica do Departamento de Polícia Federal, através da Diretoria Técnico-Científica do Instituto Nacional de Criminalística por meio do Serviço de Perícias em Informática (SEPINF).

O Federal Bureau of Investigation - FBI/USA, são apoiadores e colaboradores fundamentais, tanto na formatação do conteúdo como no suporte institucional no convite para participação dos demais organismos e polícias internacionais.

A ICCyber é um dos mais importantes eventos de tecnologia e perícias em informática existentes na América Latina, contando com uma agenda completa com palestras de conteúdo técnico-científico, assim como uma programação estruturada por Peritos Criminais Federais da área de Informática, de renomados especialistas e consultores, acadêmicos de diversas universidades brasileiras e internacionais, de utivos de importantes corporações de base tecnológica, além de instituições de representação da sociedade civil brasileira e internacional.

No ano de 2009, o Evento ocorrerá simultaneamente com a III Conferência Internacional de Ciência da Computação Forense (ICoFCS 2009), constituída por apresentações de artigos técnico-científicos submetidos por conferencistas e previamente selecionados por uma Comissão Técnica de Avaliação, e com a II Conferência Internacional de Treinamento e Exposição do Capítulo Brasília da HTCIA (IBTCE 2009).

Em 2009, são esperados mais de 500 participantes de várias partes do Brasil e do exterior, que comparecem para aproveitar a possibilidade de intercâmbios técnicos e científicos entre peritos e outros profissionais envolvidos em atividades correlatas, como investigadores, cientistas da computação e juristas atuantes nesta área. A ICCyber é um evento internacional de grande porte, aberto a conferencistas de qualquer parte do mundo, sujeito apenas a prévia análise de participação por parte do Comitê Organizador.

Além de todas as possibilidades de relacionamento, a Conferência também é considerada uma ferramenta de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento científico, através da participação efetiva dos peritos criminais e de outros policiais brasileiros e estrangeiros, além de técnicos e representantes da sociedade, promovendo uma aproximação maior com outras comunidades da computação, da justiça e da sociedade forense que tenham seu foco no combate aos crimes cibernéticos.

A necessidade de estreitar o relacionamento com organismos internacionais, como a "Rede 24/7" e a Interpol, bem como com a comunidade científica internacional das áreas correlatas, foi um dos principais fatores a motivar o surgimento desta iniciativa. O objetivo é implantar um sistema ágil de cooperação
policial internacional específico para o combate aos crimes cibernéticos, principalmente daqueles que têm efeitos em vários países.

Em 2009, a VI Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2009) ocorrerá de 23 a 25 de setembro na cidade de Natal (RN). Todos os participantes poderão ter acesso a tradução gráfica do conteúdo programado nos idiomas português e inglês, havendo, também, tradução simultânea das palestras, à disposição dos conferencistas. Os palestrantes poderão proferir suas palestras em qualquer um desses idiomas. Além disso, todas as apresentações que ocorrerem durante a Conferência serão publicadas nos anais da ICCyber 2009.

Haverá ainda, na ocasião, atividades de relacionamento e entretenimento, com coquetéis e coffee breaks, oportunidades especiais de troca de informações e conhecimento entre os conferencistas.

Mais informações em http://www.iccyber.org/2009/